terça-feira, 29 de abril de 2014

Sobre ser Team Heráclito

"Nada é permanente, salvo a mudança."

Começo o desabafo de hoje com essa (possível -- jamais confie na internet) citação de Heráclito. É, um daqueles caras que você decora pra fazer prova de Filosofia (NÃO DEVERIA, SEU PALHAÇO, FILOSOFIA É PRA ESTUDAR DIREITO).

Mas, velho, presta atenção. O cara era sinistro.

Heráclito dizia que tudo está em permanente mudança. Que, assim como as águas dos rios, o ser humano se renova a cada momento. E isso é verdade, cara. Tenho certeza que você já conversou com um pessoa e mudou totalmente seu modo de enxergar alguma coisa. Ou alguma coisa que essa pessoa disse provocou uma série de pensamentos que, puta merda, qual o mundo que eu vivia mesmo? Ou até quando alguém fala uma parada tão estúpida que isso altera por completo a visão que você tinha dela. Sei lá, né, gente, acontece.

Pra mim, é inconcebível a ideia de que as coisas são imutáveis, são o que são e ponto final. É impossível pensar que não há nenhum tipo de alteração constante nas coisas, na natureza, quando nós, relés seres humanos, estamos em contínua mudança -- não só mental, mas também física -- e continuaremos mudando até depois de mortos. E, cara, assim como as águas dos rios se renovam a cada instante, também se renova o calor do fogo, o sopro do vento, a força da terra, a mente do ser.

Somos Homo sapiens sapiens, tão filhos do Universo como o Sol e as estrelas, tão natureza quanto os rios, as florestas. Mudamos junto com eles, por causa deles, transformando-nos neles. Somos tão responsáveis pelas mudanças do que é natural como isso também o é pela nossa própria. Adaptamo-nos ao meio, não só física, mas também intelectualmente.

Confuso. Muito confuso.

De qualquer forma, nós somos parte de um grande organismo vivo, e justamente por ser vivo, pulsante, ele está em incessante mudança. Porque o que é vivo tende a transpor a si próprio.

Não há ser ou espaço que passe intacto pela dádiva que é vida, meus caros.

OBS: Me expulsem do ano de 2014. Sei lá, eu tinha mais coisa pra falar sobre isso. Melhor não.


0 comentários:

Postar um comentário